BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Show em homenagem ao "Lápis" lotou o Guairinha

O público que também lotou o auditório Salvador de Ferrante, do Teatro Guaíra, nesta segunda-feira, 11 de fevereiro, assistiu entusiasmado ao comovente desfile de “senhores” de cabelos, bigodes e barbas brancas, que impressionaram a todos pelo talento e desenvoltura com que executam seus instrumentos e soltam suas vozes. Esse aspecto do show só fez reforçar a motivação de se realizar um espetáculo que cantou a saudade de Lápis, sem dúvida o compositor paranaense mais representativo da música popular de nossa terra, que morreu num dia de verão de 1978.

Lembrando que neste 11 de fevereiro de 2008 cumprem-se 30 anos do desaparecimento de Palminor Rodrigues Ferreira, o Lápis, a Diretoria do Centro Cultural Teatro Guaíra convidou o músico Jozamar Veira da Rocha para organizar o espetáculo 30 ANOS DE SAUDADE em homenagem do compositor. O convite foi feito em razão de Jozamar haver lançado um CD com composições de Lápis e estar preparando um segundo que será lançado brevemente.

O show contou com a participação de músicos que conviveram e tocaram com Lápis na Curitiba que possuía locais de encontros musicais como a boate Jane 2, o Bar do Leleco, o 1810, onde se “derramavam” as luas e os encontros e desencontros de amor. Lápis era presença constante e obrigatória nesses locais da vida boêmia daquela Curitiba da década de 70.

Lápis (apelido obtido quando era mensageiro dos correios por ser “fino e preto”) foi vitimado por uma doença cardíaca que o acompanhou desde o seu nascimento, em 5 de outubro de 1942.

Compositor extremamente talentoso e músico da melhor qualidade, Lápis viveu e desenvolveu sua carreira musical em Curitiba, com poucas incursões a centros maiores como Rio de Janeiro e São Paulo, atitude obrigatória a quem quer fazer sucesso. Ele próprio afirmava que não era da sua índole esse tipo de “batalha” e preferia a vida mais tranqüila de sua cidade. Assim mesmo participou de alguns dos mais importantes festivais de música do Brasil, evento muito em voga na época, sempre com algum destaque.

O espetáculo 30 Anos de Saudade foi uma mostra das suas composições mais conhecidas, apresentadas pelos parceiros, amigos e outros músicos que com ele conviveram e aprenderam a gostar e admirar sua obra.

Fonte: Teatro Guaíra

Nenhum comentário: